Acordos Coprodução e Apoios Financeiros Nacionais
Acordos de Coprodução
Portugal é parte integrante de 12 Acordos Bilaterais de Coprodução Cinematográfica – França, Alemanha, Itália, Espanha, Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Marrocos, India e Israel – e estão também a ser desenvolvidas negociações com a China.
Além disso, Portugal é, igualmente, parte integrante de Acordos de Coprodução Multilaterais com várias Organizações Internacionais. Assim, Portugal é membro participante na Convenção Europeia sobre Coprodução Cinematográfica, no Eurimages, no Ibermedia e no Acordo Ibero-Americano de Coprodução Cinematográfica, abrindo assim portas para possíveis coproduções com mais de 60 países da Europa, Ásia, África e Américas.
Para mais informações clique aqui.
Apoios Financeiros Nacionais
O ICA gere mais de vinte modalidades de apoios financeiros para projetos de cinema e audiovisual nacionais, nomeadamente: desenvolvimento; produção, distribuição, exibição, festivais, promoção, entre outros. O apoio à produção cinematográfica inclui curtas-metragens, documentários, animação, coproduções com participação minoritária portuguesa e coproduções com países de língua portuguesa.
Para saber mais sobre os apoios nacionais anuais, consulte a página do ICA, IP – Instituto do Cinema e do Audiovisual.
Fundos Supranacionais
Portugal é país participante de diversos fundos e programas supranacionais, designadamente o Programa Europa Criativa, da União Europeia, o Fundo Eurimages, do Conselho da Europa e o Fundo Ibermedia, da comunidade de países ibericos e latino-americanos. Portugal é, ainda, país membro da EFP – European Film Promotion, entidade que foi criada em 1997, com o objetivo de desenvolver e reforçar a promoção e distribuição do cinema europeu, a nível mundial. Mais informações aqui e nos sítios de internet de cada uma das iniciativas: